domingo, 13 de julho de 2008

Você conhece caipixi? - cont. GR Marataízes


A bebida natural feita do abacaxi é simples e com um sabor dos deuses

Foi na Lagoa do Siri que conheci uma deliciosa bebida feita com o abacaxi, fruta característica da região. A iguaria é preparada na barraquinha de bebidas e artesanatos de Maria Luíza Machado da Silva, 44 anos, que nasceu e cresceu nas proximidades da lagoa.

Dona Maria contou que o sustento de sua família vem do que ela e o marido vendem na praia. “Meu marido faz cestaria e eu vendo aqui na barriquinha junto com a água de côco e o caipixi. Vivemos do que produzimos, assim construímos nosso lar e nossa família”, declarou.


Com um pedaço de cano de plástico serrilhado dona Maria Luíza prepara o caipixi


Para a vendedora, Marataízes tem um brilho que não se apaga. “Apesar de o movimento estar fraco, nossa cidade é bonita e o turista pode vir para cá conhecer muita coisa boa, como nossa lagoa e as outras praias que existem depois da central”, recomendou.

"A bebida pode ter álcool ou não, depende do gosto do freguês"

Enquanto conversávamos envolvidas numa gostosa brisa de fim de tarde, dona Maria Luíza preparou um caipixi para eu provar. “A bebida pode ter álcool ou não, depende do gosto do freguês”, orientou. No meu caso, foi natural.

Em um abacaxi pequeno, Maria da Silva fez um corte próximo ao caule espinhoso, formando uma espécie de tampinha e a guardou. Com um pedaço de cano de pvc, desses de plástico que se usa no encanamento de casas, picotado nas extremidades, ela foi perfurando o miolo da fruta e estraçalhando toda polpa. O conteúdo foi desejado em uma vasilha que recebeu uma quantidade de gelo e leite condensado. Depois, tudo foi misturado e voltou para o copo, este formado com o que sobrou do abacaxi.

Dona Maria serve o caipixi, uma saborosa bebida de abacaxi


O toque final é quando o cálice natural recebe de volta a tampa acrescida de um canudinho. Nessa hora, o cliente já espera com água na boca. O que fiz foi provar e deliciar-me frente à bela paisagem da lagoa que vai ao encontro do mar. ”Qualquer um pode fazer em casa, mas o charme é tomar aqui na praia”, garantiu Maria.

Nenhum comentário: