domingo, 13 de julho de 2008

As ruínas gritam por socorro - cont. GR Marataízes

O Palácio das Águias, patrimônio histórico, sofre com o descuido das autoridades e ainda é destruído por vândalos

A origem do município é compartilhada com o povoamento de colonos às margens do rio Itapemirim, datada do ano de 1539. Na região o escoamento de café e o contrabando de pau-brasil deram origem a diversos casarões. Hoje antigos casarios, a maioria em ruínas.


Na Barra do Itapemirim o antigo Palácio das Águias está esquecido em meio aos velhos barcos


No Porto da Barra, próximo à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, está a antiga mansão conhecida como “Palácio das Águias”, construída na primeira metade do século XIX. Ao lado, está o antigo armazém que servia para atender o escoamento de café e cana-de-açúcar. As construções foram feitas à base de pó de concha e óleo de baleia. É uma pena que restem apenas o esqueleto do armazém escorado por vigas de madeira e parte de destroços da mansão.

Enquanto fotografava o local conheci um carioca, pintor de barcos (por motivos particulares não posso citar a fonte). Ele me contou que atualmente o lugar serve, entre outras coisas, como ponto de encontro entre casais e pousada para moradores de rua. “Infelizmente esse patrimônio histórico virou motel; esconderijo de objetos roubados; lugar para reunião de viciados; casa, banheiro de mendigo e moradia para cachorros”, relatou.

É bem verdade que só consegui entrar nas ruínas acompanhada do rapaz que espantou os dois vira-latas que tomavam conta do lugar.

O carioca já mora na região há alguns anos e desde a infância convive nas proximidades das edificações. “Cresci ouvindo histórias que meu avô contava desse lugar. Dói para quem viu isso aqui inteiro, ver as condições em que está hoje. Os governantes dizem que vão fazer alguma coisa, mas o que vemos é isso aí, um descaso total”, reclamou.


"Infelizmente esse patrimônio histórico virou motel; esconderijo de objetos roubados; lugar para reunião de viciados; casa, banheiro de mendigo e moradia para cachorros"



Os moradores da região sonham com o antigo Palácio das Águias restaurado


O antigo Palácio começou a ser restaurado através de um convênio estadual, mas até agora parte da reforma prometida não saiu do papel. O pintor contou que alguns escombros foram levados ou quebrados por vândalos. E parte do piso de madeira que foi colocado já foi queimado.

“Isso aqui é um componente de nossa história. É triste ver que está indo tudo embora. É uma pena saber que o que vi não será visto pelos meus filhos, será somente contado em livros”, lamentou.

Nenhum comentário: