domingo, 13 de julho de 2008

Uma aventura em duas rodas - cont. GR Marataízes


Três a quatros pessoas, esse é o número de passageiros que percorrem a cidade em cima de motocicletas


A caminho da Lagoa do Siri fui coadjuvante de uma aventura nada segura. Na região, a moto é o principal meio de transporte e trabalho para os moradores. Entretanto, o que assusta é a quantidade de pessoas que são transportadas naquele veículo de duas rodas. É comum famílias inteiras: pai, mãe e crianças em cima de uma motocicleta. A primeira vista qualquer um fica impressionado com o risco que essas pessoas correm.

Em Marataízes as conduções coletivas são precárias e os horários em que os veículos passam costumam ter intervalos acima de horas. O passageiro fica durante longos períodos a espera de um ônibus.

Durante uma abordagem a um jovem casal sobre os perigos daquele meio, fui convidada a me aventurar para o meu destino na garupa de uma moto com os dois. A moça, que prefere não se identificar, revelou que o veículo de duas rodas é o meio de transporte das famílias. “Não temos condições de ter um carro, os ônibus são ruins e demoram a passar. O jeito é a gente se virar com isso aqui”, respondeu a jovem.

Para fugir da fiscalização, o rapaz passa por lugares desertos rodeados de plantações de cana-de-açúcar, abacaxi, mandioca e côco. Essas vegetações movimentam a economia local. Nosso percurso é alternado de estrada de chão e asfalto novo. Apesar da região de planície, passamos por vales, o que aumenta a adrenalina levando a sensação de estar brincando em um tobogã.

"Não temos condições de ter um carro, os ônibus são ruins e demoram a passar. O jeito é a gente se virar com isso aqui"


Mesmo equipados com capacetes e com um piloto experiente, como se afirmou o moço, o risco de ocorrer um acidente é uma constante na vida dessas pessoas. Pelo visto, a punição a esses motoristas não deverá ser a melhor saída. O que se percebe é uma carência na melhoria da infra-estrutura do transporte local. Falta às autoridades tomarem alguma medida que proporcione melhores condições de vidas a aquele povo.

Nenhum comentário: