sábado, 13 de março de 2010

Severina quer se maquiar


Ela já passou dos 20, tem quase 30 e não vê a hora de chegar aos 40. Dizem que esta é a idade da loba e Severina acredita que nesta fase estará realizada profissionalmente. Mas Severina não sabe que a vida começa bem antes e que logo depois dos 20 é preciso cuidar do coração, do corpo, da alma e por que não da beleza que a natureza resolveu lhe presentear.

Mas a moça não sabe o que é beleza e não consegue enxergar suas qualidades. A única coisa que percebe são os seus defeitos e briga o tempo inteiro com ela mesma devido as auto criticas que surgem a todo o momento. Ah, ela reconhece que pode ser boa no que trabalha, mas ainda assim acredita que tem muito que melhorar. Sim, claro, conhecimento é algo que devemos adquirir para o resto da vida.

Severina está presa e não pode sair; não vai à rua; não se diverte; evita amigos... Enfim, vive isolada na busca de uma aventura que a faça sentir que valha a pena... Mas o quê essa moça quer? Nem ela sabe...

Diz ela que quer conhecer o mundo. Adora conversar e quando consegue fugir dessa clausura costuma ficar encantada com a diversidade cultural e étnica que encontrar fora da sua casa. Perdão, casa ela também não tem. Vive no mundo lua e de vez em quando desce na areia da praia para contemplar o nascer do sol frente à imensidão azul do mar.

Foi numa dessas descidas que Severina encontrou uma fada, em tempos atuais, diriam que é uma consultora de moda. Severina estava triste e desiludida, sempre se achou feia e a pior de todas... Para ela, o único atributo que tinha era sua mente pensante, mas bastava encontrar o primeiro obstáculo intelectual que era suficiente para se achar a mais inútil de todas as criaturas. Sua auto-estima sempre foi baixa e os seus medos a assombravam a todo instante.

Severina precisava resgatar o equilíbrio interno que a fazia viver e precisava acreditar que a harmonia nascia da beleza que trazia no interior e no exterior do seu corpo. A moça precisa encontrar a ponte para chegar ao bem-estar.

Percebendo isso, a primeira coisa que a fada fez foi tirar da maletinha, que carregava nas mãos, uma solução para tentar uniformizar a pele da garota, e assim foi corrigindo, aos poucos, todas as imperfeições que Severina tinha no rosto. A fada queria protegê-la e manter a naturalidade daquela mulher. Depois passou um corretivo em todas as olheiras e manchas que Severina tinha, resultado de muitas noites em claro ou de feridas conseguidas em suas fugas repentinas.

Severina queria redescobrir-se, mas tinha medo de ficar presa nesse sonho. A fada então jogou um pó que causou um efeito tão natural que deixou o rosto da moça livre de todos os males que a deixavam feia.

Mas Severina precisava de vida e um pouco de expressão no olhar. Sua visão foi realçada com uma leve sombra escolhida pela fada, ali estava um pouco da personalidade da moça e parte do seu espírito de alegria.

Contudo, ainda assim, faltava contornar e valorizar os olhos de Severina. Daí a fada puxou levemente a pálpebra superior para cima, foi traçando e esfumaçando com um lápis mágico o olhar mais encantador que a terra já viu. Mas esse olhar precisava de mais, foi então que alongou e curvou todos os cílios para que a luz do sol fosse peneirada até chegar a íris da moça e assim refletir a ternura daquele olhar.

Suas sobrancelhas eram fortes, faziam parte da sua personalidade. Só precisou de alguns retoques para corrigir algumas imperfeições que a deixavam muito séria e amarga diante da vida.

Severina gosta de falar e sua boca tinha um contorno muito desejável pelo sexo masculino. Mas Severina não sabia como fazer com que esses lábios fossem admirados. A fada aproveitou para aplicar levemente uma cor que apenas realçou o que Severina já tinha de bonito. Havia um vazio que precisava ser preenchido e que foi colorido com a vontade de continuar vivendo. Quem sabe sentir-se beijada por alguém que a ame de verdade. Mas isso, só o tempo irá dizer...

O rosto de Severina ainda precisava de cor. E com um blush na mão, a fada deu um leve toque com uma cor de saúde nas bochechas da garota. Severina que sempre evitou espelhos, nunca tinha se maquiado. Levou um susto ao descobrir a mulher que existia dentro de si.

Soltou os cabelos, agradeceu a fada e com um sorriso no rosto saiu satisfeita para se aventurar a explorar o mundo em busca de algo que deseja intensamente. Agora ela encontrou o que quer e sabe que pode conseguir.

A moça descobriu que pode ter uma casa com portas, janelas e uma varanda para continuar contemplando a lua, o sol e o mar...  

Com a maquiagem Severina não se escondeu do mundo. Fugiu do cárcere e agora quer continuar a se maquiar para ter forças, a ponto de desbravar as belezas do caminho que a espera antes de completar os 40 anos.

E você, já se maquiou hoje?

Nenhum comentário: