sábado, 27 de fevereiro de 2010

Você merece coisa melhor

  Provavelmente, em algum momento da vida, você já deve ter ouvido falar nesta célebre frase quiçá tenha reproduzido tal oração.

   Agora eu me pergunto: o que quer dizer merecer coisa melhor?

   Estou há algumas horas com essa pergunta na cabeça e como estou numa viagem de ônibus que tem a previsão mínima de 15 horas... Estava lendo uma dessas revistas da hi-society indicada, inclusive, por uma amiga muito fina, e pensava que se o mundo do glamour fizesse parte do meu cotidiano, com certeza, não chegaria ao meu destino com as nádegas quadradas... Bom, deixa isso pra lá, foi só um comentário.

   Nesta viagem vou buscar, num campo de batalha, sabedoria e conhecimento. Se sair viva de lá, ao menos minha patente profissional estará garantida por um bom tempo.

   Mas, voltando ao meu ocioso e precioso tempo, estava aqui matutando a quantidade de vezes que ouvi essa frase. É tão corriqueira, que já perdeu a graça. Aliás, eu mereço o quê, então?

   Mereço conhecer o mundo em suas particularidades, cada país, povo, nação, língua, cultura, etc.? Hum! Com certeza, isso eu quero merecer. Mereço o carro do ano, a casa dos sonhos, o sítio na região serrana, a cobertura de frente para o mar e tudo de material que o dinheiro puder comprar? Não, não mereço. Estarei contente se tiver um teto para dormir e um automóvel para andar. Até porque moradia fixa não faz o meu gênero.    

    Então, eu mereço aquele moreno, hetero, lindo, olhos verdes, corpo esbelto, alto, inteligente, ama música clássica e ainda gosta de mpb, pop e até rock. Adora viajar, dançar, vive nas nuvens, elegante, bem humorado, culto, sabe cozinhar e não quer ter filhos? Quem sabe aceite ser um bom e fiel companheiro, mas que respeite viver em casas separadas, cada um na sua.

   Não, acho que esse homem ainda não foi fabricado. Sinto muito em informar a mim mesma que esse ser não existe. Terei de conter a viver de uma ilude paixão platônica, quem sabe? Contudo, sonhar faz bem.

   Em se tratando de homens, o máximo que eu encontrei  foi um camarada com um humor questionável, mas de uma capacidade intelectual contagiante. É até provido de algumas características citadas acima. Não dava nada por ele, cheguei até achar que era gay. Mas não é que nesses últimos meses o cara tem me surpreendido e de vez em quando me pego sendo atraída por ele? Nessas horas a razão precisa falar mais alto e logo percebo que nada mais é que uma quantidade de hormônios em ebulição, dentro do meu corpo. Penso e ordeno: aquietem-se, sosseguem! Nem sempre eles obedecem, mas sei que isso passa. E outra, o sujeito demonstra ser possessivo, ciumento e ainda faz o tipo de cara pra casar. Aí já viu, né?! Prefiro não comentar.

   Mas daí alguém me dizer que mereço coisa melhor? Vem cá, e seu eu quisesse dar uns beijinhos nele, qual o problema? Não, porque tamanha perfeição acredito que não exista. Torra a paciência ouvir isso. Porque qualquer sujeito que aparece, logo alguém vem lhe dizer: “Nossa, você merece coisa melhor”.

   Já que é assim, vamos tentar escolher um que agrade... Mas agora eu tenho os meus poréns...

   Lembra do cavalheiro que pratica o esporte dos gentleman’s? Ih, não dá, ele tem o ego inflado demais. Ofusca qualquer mulher. Antes de descobrir tal defeito, cheguei a pensar em apresentá-lo para uma amiga (ele tinha uns sonhos que, definitivamente, não eram para mim). Mas não é que a bendita percebeu quem o danado era logo de primeira? É, a experiência dela falou mais alto.

   E aquele coroa bonitão que há 10 anos sempre lhe procura para dizer que ainda espera por você? Também não serve, ele já foi casado, tem um filho e quer casar de novo.

   Mas tem aquele carioca que é um legítimo cavalheiro e sempre diz que ainda é apaixonado por você... Ih, não dá. Ele mora em outro estado e quer casar...

   Xiii...

   Também tem aquele moreno dos olhos verdes da época da adolescência? Esse, nem pensar. É um tremendo cafajeste que vive rodando por vários países enganando diversas mulheres. E outra, ele também sonha encontrar alguém para um dia construir uma família...

   E aquele dos olhos azuis que sempre viaja com você? Ih, não sinto nenhum tesão por ele. É quase um irmão para mim.

   Tem, também, o seu ex... Ih, esquece. Ele é um ótimo marido e fanático por futebol. Cinco anos foram o bastante para saber que nascemos para sermos bons amigos.

   Mas tem beltrano, ciclano, fulano e por aí vai...

   Quer saber? Não existe homem perfeito e nem eu sou perfeita.

   Se você estiver com saco, pare e pense comigo. Será que merecer coisa melhor é a busca incessante pelo aperfeiçoamento da perfeição? Mas, venha cá, existe perfeição?

   Que mania é essa de buscar a felicidade plena em tudo? Vivemos uma busca obcecada por felicidade. Que paranóia é essa por manuais e livros de auto-ajuda? Deu-me a “nóia” de tanto me questionar: estou feliz? Fiz certo? Onde errei? Será que falei o que não devia? Estou sendo livre? Será que peguei pesado? E blá, blá e blá...

   E você, que perguntas faz a si mesmo?

  Está vendo? A gente fica o tempo todo atrás de respostas para tudo que fazemos e pensamos, principalmente, na vida a dois. Tenho a impressão de que a regra é: “você tem que estar bem e para isso você precisa de uma coisa melhor”.

   É aquela velha história de que o do outro é sempre melhor. Com você não deve ser diferente: você merece um emprego melhor, uma casa melhor, um carro melhor, um amigo, etc. etc. etc. E claro, um marido, amante, namorado, ah sei lá, qualquer coisa desse tipo... Mas que seja melhor.

   Dessa maneira, se o tempo inteiro precisamos de algo melhor, como vamos ficar?

   E afinal, o que é o melhor?

Nenhum comentário: